Quem somos

Este é um espaço de partilha de leituras em diferentes formatos e em diferentes suportes. Trata-se de um projeto da Escola Básica António Correia de Oliveira que tem como principal objetivo a promoção da leitura e o desenvolvimento de literacias digitais. Entre 2010 e 2013, assentou num trabalho colaborativo entre a BE e a disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação de 9.º ano. Após um interregno de 3 anos, a BE retoma a implementação do projeto com turmas do 7.º ano, em parceria com Oferta Complementar e Tecnologias da Informação e Comunicação.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

4.ª sessão - Desenho/Cartoons



Está aberta a 4.ª sessão do nosso Clube de Leitura!



     Propomos aos nossos queridos alunos mais uma viagem pelo mundo da imprensa escrita, agora dedicada à leitura de cartoons publicados em jornais e revistas de todo o mundo e expostos na World Press Cartoon,  um salão de referência no mundo do humor gráfico de imprensa nas áreas de cartoon editorial, caricatura e desenho de humor que se realiza anualmente em Sintra, desde 2005.


     A obra que esteve na origem desta sessão intitula-se Os Autores - World Press Cartoon, editada pelo jornal Expresso, em 2008, e nela se encontram as imagens que os membros deste clube irão comentar.



  Entrarão no mundo dos cartoonistas, cheio originalidade e de humor político e social, que assume, nos nossos dias, um papel crítico importantíssimo  sobre os acontecimentos do Mundo.  Tal como refere a organização do World Press Cartoon "Os cartoonistas são os cronistas do absurdo, do grotesco, do disparate. Retratam os poderosos sem piedade e falam-nos das guerras mais cruéis com as tintas carregadas de um humor que põe em evidência os interesses e os poderes que lhes estão na origem. Mas, bem vistas as coisas - que é como quem diz, bem vistos os desenhos - eles revelam-se idealistas incorrigíveis. Gente que pinta os males do mundo com invulgar beleza...".

     Para aceder à página oficial da World Press Cartoon e conhecer melhor esta iniciativa, assim como muitos dos cartoonistas premiados desde 2005, Clica aqui.




     Podes também visualizar o vídeo promotor do evento que premiou os cartoons criados no ano de 2007, alguns dos quais propostas de leitura desta sessão:


[Via Expresso]

     Todos os leitores membros deste clube, incluindo os Leitores K, deverão selecionar um cartoon e proceder à sua leitura individualmente, a partir da seguinte apresentação. Os comentários realizados, serão publicados nos blogues de trabalho, acompanhados da respetiva imagem,  e, posteriormente, gravados na ferramenta Voicethread, que irão conhecer mais adiante. A partilha das leituras realizadas dos mesmos cartoons pelos alunos de 9.º ano e pelos alunos de 4.º ano irão, por certo, enriquecer o nosso clube, dependentes estão da visão e do conhecimento do mundo de cada grupo etário.



Aqui ficam as orientações para o desenvolvimento da sessão:


1. Seleção do cartoon a ler

2. Redação individual do comentário e sua publicação no blogue de trabalho, acompanhado do respetivo cartoon. O comentário deverá integrar:

          - autor e sua nacionalidade
          - título do cartoon, nome do jornal onde foi publicado e hiperligação para o jornal
         - descrição da imagem: tema, cores dominantes, personagens e objetos retratados, aspeto político, social ou desportivo criticado
          - apreciação pessoal

3. Gravação em voz, na ferramenta "Voicethread" publicada no blogue coletivo, dos comentários produzidos

4. Comentário aos trabalhos dos colegas no blogue coletivo

    Apresentamos a ligação aos jornais e revistas de todo o mundo, onde foram publicados os cartoons a ler:

A rir também se lê e se alargam horizontes.
Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário