Caros membros do Clube de Leitura Ler o Mundo!
Iniciamos mais uma jornada de leituras, com novos alunos e novas sugestões. Esta primeira sessão dedicada ao cinema levar-vos-á a ler, realmente, o Mundo e a refletir sobre o que nele se passa.
All the invisible children (Crianças invisíveis) é um filme coletivo, de 2005, dedicado aos milhões de crianças que, todos os dias, no mundo inteiro, são vítimas de violência, pobreza, doença e fome, sem que ninguém lhes dê voz, sendo, por esse motivo, "invisíveis". UNICEF, World Food Programme (WFP) e Italian Development Cooperation (Ministry of Foreign Affairs) apoiaram este filme.
Os conhecidos realizadores Medhi Charef (França), Emir Kusturica (Bósnia), Spike Lee (EUA), Katia Lund (Brasil), Jordan Scott e Ridley Scott (Reino Unido), Stefano Veneruso (Itália) e John Woo (China) ofereceram o seu talento e homenagearam estas crianças com a criação de sete curtas-metragens que aqui vos promomos como tema de leitura. Cada um dos pequenos filmes tem como protagonistas crianças que, de uma ou de outra forma, não têm a vida que deveria ser a sua por direito próprio. Para complementar o visionamento do filme, poderás também visitar a página web da UNICEF e ficar a saber um pouco mais sobre os direitos das crianças.
O que te promomos, então, é que leias estas extraordinárias curtas-metragens e que partilhes, em grupo, a leitura que delas fizeste. Para isso, cada grupo deverá:
a) selecionar apenas uma das curtas-metragens visionadas
b) redigir um pequeno comentário escrito que contemple: o título, o realizador, a região (país/continente) onde decorre a ação, o nome do(s) protagonista(s) e, finalmente, as motivações da escolha do grupo
c) criar, com recurso às ferramentas da Web 2.0 Pixton ou Toondoo, uma pequena prancha de Banda Desenhada (BD) que resuma o pequeno filme escolhido e que retrate o momento da ação que mais marcou os elementos do grupo
Nota: Não se pretende uma adaptação fiel do filme a BD, mas antes uma interpretação. Importante é que cada grupo consiga partilhar o filme visto, as emoções sentidas e a forma como se mostra o desrespeito pelos direitos das crianças.
d) publicar o comentário escrito, seguido da prancha de BD, no blogue de trabalho do grupo, para que, posteriormente, se possa publicar no blogue coletivo
e) comentar as leituras e os trabalhos dos outros grupos no blogue coletivo
Todas as restantes orientações te serão fornecidas pelas professoras bibliotecárias e pela professora de TIC no decorrer desta sessão, contudo, podes desde já visualizar os tutoriais das ferramentas Pixton e Toondoo.
"Todos os adultos foram um dia crianças embora poucos se lembrem disso."
(Antoine de Saint-Exupéry, O Principezinho)
Boas leituras do Mundo!