Quem somos

Este é um espaço de partilha de leituras em diferentes formatos e em diferentes suportes. Trata-se de um projeto da Escola Básica António Correia de Oliveira que tem como principal objetivo a promoção da leitura e o desenvolvimento de literacias digitais. Entre 2010 e 2013, assentou num trabalho colaborativo entre a BE e a disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação de 9.º ano. Após um interregno de 3 anos, a BE retoma a implementação do projeto com turmas do 7.º ano, em parceria com Oferta Complementar e Tecnologias da Informação e Comunicação.

terça-feira, 10 de abril de 2012

5.ª Sessão - Livros - Ebooks



     Caros leitores do Mundo, chegou a aguardada sessão dedicada aos livros  e aos ebooks!

     Atendendo à necessidade de proporcionar aos membros do Clube mais tempo efetivo para a realização das suas leituras, todos já escolheram o seu livro em suporte de papel, de entre as propostas da Biblioteca Escolar. Contudo, e cumprindo um dos objetivos deste projeto, eis uma sessão que vos permitirá a leitura em diferentes suportes. Para além dos livros em suporte de papel, poderão agora usufruir da leitura de livros digitais/ebooks, utilizando os tablets e e-readers disponíveis na BE.

     Aqui vos deixamos, então, as nossas sugestões de alguns dos ebooks disponíveis para leitura e partilha nesta sessão. Basta que explorem as notas informativas que acompanham a imagem de cada capa e se deixem convencer.


    

     Hugo e eu e as mangas de Marte, um livro de Richard Zimler, de 2011, ilustrado pelo magnífico Bernardo Carvalho, foi notícia da RTP e promovido no programa Ler+ ler melhor. Trata-se de um livro infantil que aborda a temática bem séria da descolonização das colónias africanas.





    

     Esta obra de Ana Saldanha, da editorial Caminho,  conta a história de uma criança que vive inconformada com a sua solidão, apesar do mundo à sua volta ser agitado e povoado de adultos e de outras crianças. Note-se que este livro fez parte da lista de cem títulos a apresentar na Feira do Livro Infantil de Bolonha 2012, como exemplo de romance juvenil. Podes também conhecer um pouco melhor a sua autora nesta entrevista publicada na revista LER e que encontrarás no blogue O Jardim Assombrado,  de Carla Maia de Almeida.



    

     Da autoria de João Zuzarte Reis Piedade, um jovem de 23 anos, aqui está um livro da saga O Filho de Odin, da editora Gailivro.  Muitos comparam estas histórias fantásticas a verdadeiros jogos de PSP, em que o leitor pode ter o comando da história nas mãos. Poderás ouvir o próprio autor falar da sua obra aqui.




   

     O carismático Maestro António Victorino d' Almeida proporciona-nos neste livro quatro histórias divertidas e inteligentes que interessarão a alguns dos membros deste clube. Trata-se de um livro editado pela Oficina do Livro que foi alvo de discussão no programa Prova Oral, da autoria de Fernando Alvim, na Antena 3.




    

     O Último Grimm, de Álvaro Guimarães, que tem feito sucesso nas bibliotecas escolares do país, é um livro das Edições Asa, que nos dá a conhecer os irmãos Zimmer, descendentes dos irmãos Grimm, que ficaram famosos pelos contos que criaram e de quem já ouviste falar, com certeza. Vê o book trailer do livro da autoria de um aluno aqui.





     Eis um livro que estará em destaque na nossa Biblioteca esta semana. O Trigo dos Pardais será o tema de uma conversa entre os nossos alunos dos cursos CEF e Isabel Mateus, a sua autora. Para além da infância dos teus avós e pais, semelhante à das crianças que são personagens deste livro, poderás conhecer melhor uma escritora que nasceu no Reino Maravilhoso de Trás-os-montes e que nos reporta a Miguel Torga com as suas palavras.




    

     Se acordar antes de morrer, um livro de João Barreiros editado pela Gailivro, vai agradar aos amantes de ficção científica. Prepara-te para ver muitas das tuas crenças de infância desfeitas em pedaços. Prepara-te para descobrir a verdade!










     Estes são apenas alguns dos ebooks que podes encontrar nos equipamentos que estarão disponíveis na tua BE a partir de hoje. Depois das leituras realizadas, passaremos à partilha de leituras. Propomos-te que te coloques na pele de um publicitário que convenças os teus colegas a ler também o livro que leste. No fundo, terás de ser o autor de um book trailer, de um pequeno spot publicitário, que promova o livro e que motive outros à sua leitura. Para que melhor saibas o que te pedimos, observa os seguintes book trailers:














     Poderás encontrar estes e outros exemplos destes pequenos filmes promocionais nas páginas da Web Book Screening e SlimeKids .




     A criatividade é o mote para a partilha de leituras nesta sessão. Contudo, e alimentando a articulação curricular que este projeto tem vindo a desenvolver com a disciplina de TIC, os trabalhos serão criados com recurso ao programa Powerpoint e, posteriormente, publicados com recurso à ferramenta online Slideshare.


Aqui ficam as orientações da sessão:



Podes relembrar as principais características de um texto publicitário aqui.



Aguardamos que nos convençam!

Boas leituras!


Sem comentários:

Enviar um comentário