Quem somos

Este é um espaço de partilha de leituras em diferentes formatos e em diferentes suportes. Trata-se de um projeto da Escola Básica António Correia de Oliveira que tem como principal objetivo a promoção da leitura e o desenvolvimento de literacias digitais. Entre 2010 e 2013, assentou num trabalho colaborativo entre a BE e a disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação de 9.º ano. Após um interregno de 3 anos, a BE retoma a implementação do projeto com turmas do 7.º ano, em parceria com Oferta Complementar e Tecnologias da Informação e Comunicação.

terça-feira, 26 de abril de 2011

5.ª Sessão - Artes Plásticas/Pintura - Comentários

    
     A ferramenta Web 2.0 "Voicethread" é um fabuloso recurso que permite a um grupo de pessoas partilhar opiniões sobre um mesmo tópico. Aqui, os membros do Clube de Leitura Ler o Mundo deixarão os seus comentários a algumas obras do pintor iraniano Iman Maleki:


28 comentários:

  1. O ano lectivo ainda não terminou e as saudades já se temem. Não há palavras que digam, nem cores que pintem, a felicidade que estes alunos proporcionam aos professores que com eles trabalham. Obrigada, obrigada! Venham mais comentários fabulosos, senhores críticos de arte!

    Prof. Alice Azevedo

    ResponderEliminar
  2. Eu adorei a última sessão, porque foi uma sessão diferente, e que nos proporcionou o conhecimento de obras de arte muito fora do comum. Foi uma proposta de leitura que a meu ver foi mais divertido que as propostas de leitura anteriores.
    A escolha do pintor foi acertada, pois embora não seja muito conhecido, tem obras excelentes. Quando me deram a conhecer as pinturas eu não acreditei que fossem mesmo pinturas.
    Eu também gostei da ferramenta “voicethread”, porque foi uma maneira de publicar as mensagens mas sem ser escritas.

    Red Blue II

    ResponderEliminar
  3. Eu gostei muito da última sessão, porque foi uma sessão diferente e inovadora. De entre todas as sessões de leitura, esta foi a que mais me agradou.
    Adorei conhecer a obra de Iman Maleki que pinta como quem tira fotografias. É espectacular!
    Eu também gostei da ferramenta “voicethread” porque em vez publicarmos o nosso comentário por escrito, como habitualmente, utilizámos a nossa voz para o fazer.

    Red Blue I

    ResponderEliminar
  4. Eu gostei muito desta última sessão dedicada às artes plásticas porque foi uma maneira original e criativa de trabalhar. A proposta foi muito interessante e educativa, aprendemos mais alguma coisa sobre pintura. O pintor Iman Maleki e as obras foram muito bem escolhidos, pois é um pintor óptimo e os seus quadros são perfeitos. Gostei muito de utilizar a ferramenta “Voicethread” e poder ouvir a minha voz gravada. A orientação de trabalho foi muito boa, pois as professoras orientaram-nos muito bem na realização do comentário à pintura.
    Lombada

    ResponderEliminar
  5. Achei esta última sessão dedicada à pintura de Iman Maleki bastante interessante, pois acho que removeu da cabeça dos alunos a ideia de que ler apenas se lêem livros. Esta sessão demonstrou que podemos também ler pinturas e imagens. Acho que o pintor foi bem escolhido pelas professoras, pois elas sabiam que este seria bem aceite por parte da turma. Gostei de trabalhar com a ferramenta “Voicethread”. Acho que as professoras orientaram bem os alunos para esta sessão.



    Rockyman

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito da 5ª Sessão do nosso Clube de Leitura porque para mim foi a mais interessante. Foi interessante, pois, em vez de lermos e interpretarmos algo escrito, lemos e interpretamos algo diferente, algo mais profundo e misterioso, uma pintura. E não foi qualquer tipo de pintura, foram quadros realistas que podem chegar a ser confundidos com fotografias. Inicialmente, não estava muito entusiasmado, mas, depois de ver as obras de Iman Maleki, percebi que ler uma pintura pode ser tão bom como ler um livro. Ao longo deste projecto, temos usado várias ferramentas da Web 2.0, mas o “Voicethread” foi definitivamente a mais interessante e simples de usar. As professoras orientaram-nos para fazermos o melhor trabalho possível e penso que foi isso o que aconteceu, visto que os comentários foram todos muito positivos e interessantes.

    Estevez

    ResponderEliminar
  7. A última sessão foi uma surpresa porque lemos algo que eu, à partida, nunca teria vontade de ler, mas que acabei por gostar muito. Foi a proposta de leitura mais divertida de todas.
    As quatro pinturas que nos deram para comentar também eram interessantes, porque eram extremamente realistas e facilitavam a sua leitura.
    Eu também gostei da ferramenta “voicethread”, foi uma maneira de publicar as mensagens sem serem escritas, fazendo com que todos pudessem conhecer os nossos comentários aos quadros, sem se tornar maçador.


    Jomny

    ResponderEliminar
  8. Eu gostei muito desta sessão, mostrou-nos outra forma de ler, ler quadros, o que achei bastante divertido. Iman Maleki é mesmo um pintor espetacular e os seus quadros são surpreendentes, por serem muito realistas. Usamos a ferramenta “voicetheread”, que me assustou um bocadinho por ter de gravar a minha voz para colocar na internet, mas depois de fazer o trabalho fiquei super feliz.

    Tucha

    ResponderEliminar
  9. 1- Eu gostei muito da última sessão, pois foi uma maneira de aprender a trabalhar com novas ferramentas, o Voicethread. Esta ferramenta é muito útil, pois é um suporte moderno para fazer publicações na internet.
    Achei interessante ler um quadro, pois nunca tinha tido esta experiência. Os quadros do pintor Iman Maleki são muito bons, são bastante realistas e, como se costuma dizer, uma imagem diz mais que mil palavras. A escolha do pintor e das obras foi portanto muito enriquecedora.

    Íris

    ResponderEliminar
  10. Eu gostei muito da última sessão, porque foi diferente, por termos de analisar quadros.
    Fiquei a saber muito mais sobre as técnicas usadas para pintar, o que as posições dos objectos querem dizer, assim como a cor.
    Adorei a escolha do autor, pois é excelente e as suas obras têm um aspecto muito realista, parecem uma fotografia.
    A ferramenta voicethread foi muito divertida e muito interessante de usar.
    Foi muito fixe!

    Conta-capa

    ResponderEliminar
  11. A última sessão que realizámos, para mim, foi uma das melhores, pois permitiu-nos conhecer melhor o maravilhoso mundo dos quadros, através da escolha e da interpretação de uma obra. Ao mesmo tempo permitiu-nos utilizar a ferramenta Voicethread, que nos proporcionou um trabalho mais original e divertido.

    Guerreiro Fatal

    ResponderEliminar
  12. Eu gostei muito desta última sessão porque conseguimos saber o que ler uma pintura e aprendemos a trabalhar numa nova ferramenta. Foi uma sessão interessante, avaliamos um quadro e ao avaliar esse quadro descrevemos os sentimentos que ele nos transmitia.
    As actividades estavam muito bem organizadas ,mais uma vez, e cumprimos mais uma sessão.

    Praxistudiante

    ResponderEliminar
  13. Eu adorei a última sessão, foi a melhor sessão para mim e proporcionou-nos o conhecimento de obras de arte muito fora do comum.
    A escolha do pintor foi acertada, pois embora não seja muito conhecido, tem obras excelentes. A obra Dizziness foi a melhor pintura que eu vi durante os tempos de escola.
    Eu também gostei da ferramenta “voicethread”, porque foi uma maneira divertida de publicar as mensagens.

    Green

    ResponderEliminar
  14. Eu gostei bastante da última sessão de leitura, pois fizemos um trabalho diferente do habitual. Proporcionou-nos o conhecimento de obras de arte plástica e descobrimos um pintor espetacular. No início, tive algumas dificuldades em perceber se eram fotografias, ou se eram pinturas. A ferramenta “Voicethread” foi uma experiência boa que tive, pois foi uma maneira de darmos a conhecer o nosso comentário sem estar escrito. É uma experiência que quero repetir.

    Megui

    ResponderEliminar
  15. Gostei muito desta sessão, porque nunca tinha lido um quadro, foi uma experiência nova. Foi bom ter conhecido este pintor porque faz quadros muito bonitos e imaginativos, descobrimos nesta sessão um pintor extraordinário. Gostei do voicethread porque transformou o nosso comentário em fala mesmo nossa.

    Juh

    ResponderEliminar
  16. Eu acho que trabalhar com o “Voicethread” foi uma experiência muito interessante e divertida, e surpreendeu-me muito, pois a minha própria voz pareceu-me muito diferente! Eu também adorei comentar os quadros, foi algo que eu não estava habituada a fazer.

    Silvy

    ResponderEliminar
  17. Na minha opinião, esta sessão foi muito interessante e cativante, pois proporcionou-nos um momento muito especial, em que pudemos comentar uma pintura fascinante. O uso da ferramenta “Voicethread” foi muito interessante, mesmo não gostando de ouvir a minha voz, é muito giro saber que qualquer pessoa nos pode ouvir.

    JosGonza

    ResponderEliminar
  18. Eu gostei muito desta última sessão, pois diverti-me muito. Foi muito interessante ler quadros, nunca o tinha feito e não conhecia o pintor Iman Maleki. As suas pinturas parecem fotografias de tão realistas que são. Gostei muito de usar a ferramenta “Voicethread”, foi uma experiência nova.
    Sis'

    ResponderEliminar
  19. Esta última sessão foi muito enriquecedora e divertida. Tive experiências novas, como ler quadros e conhecer obras do grande pintor Iman Maleki. Gostei muito de conhecer os seus quadros porque são muito realistas. Usar a ferramenta “VoiceThread” tornou esta sessão mais interessante e foi uma forma de motivar ainda mais os alunos.
    Ducha'

    ResponderEliminar
  20. De todas as sessões, esta foi a que mais me agradou, adorei conhecer o pintor Iman Maleki.
    Também usámos a ferramenta voicethread para gravar as vozes para o comentário sobre as pinturas de Iman Maleki. Foi engraçado!


    Nito

    ResponderEliminar
  21. Eu adorei a última sessão, porque foi uma sessão diferente e nos deu conhecimento sobre obras de arte. Foi uma proposta que me agradou mais que outras, pois foi diferente e mais interessante.
    Adorei o pintor escolhido pois apesar de não ser muito conhecido tem umas pinturas magníficas que mais parecem fotografias.
    Eu também gostei da ferramenta voicethread, porque foi uma maneira de publicar mensagens mais facilmente.

    Don

    ResponderEliminar
  22. Eu gostei muitíssimo desta ultima sessão, aprendemos a utilizar diferentes ferramentas. Eu escolhi o quadro "sisters and book" porque fiquei bastante comovida com ele.
    O "voicethread" ajudou-me a registar o meu estado de alma ao ver este quadro. Hoje poderia fazer um registo completamente diferente, no entanto achei esta experiencia inesquecível. Aqui ficou uma grande fã de Iman Maleki.

    Mafra

    ResponderEliminar
  23. Bom, não vou mentir, esta sessão foi divertida, como observar os fantásticos quadros de IMAN MALEKI, só que acho que podia haver mais quadros para escolher. Só havia quatro quadros e por isso houve muita gente a comentar o mesmo quadro, mas de resto até acho que foi a melhor sessão de todo o ano.

    Máfia

    ResponderEliminar
  24. Gostei muito desta sessão porque foi uma experiência nova que nos deu a oportunidade de conhecer um novo pintor e os seus quadros. Conhecer novos pintores é sempre bom para nossa cultura e analisar um quadro ainda mais. Gosto muito dos quadros deste pintor e espero que ele continue a criar grandes obras de arte.
    A ferramenta que usámos para comentar os quadros de Iman Maleki, o “voicethread”, foi muito divertida e gostei muito de trabalhar nela e de explorá-la.
    Rafa

    ResponderEliminar
  25. Eu gostei muito desta última sessão porque foi muito interessante. É sempre bom trabalhar com novos instrumentos, e isso motivou-me a ler. Com isto aprendemos a avaliar quadros, que é uma coisa bastante interessante.
    O pintor foi bem escolhido pelas professoras, porque ao escolherem este pintor excelente, sabiam que nós (alunos) não poderíamos recusar esta proposta de trabalho.
    Gostei de trabalhar com a ferramenta “ voicethread” e gostei de me ouvir.

    Souto

    ResponderEliminar
  26. Eu gostei muito desta última sessão pois foi diferente das outras. Aprendi a ler e a interpretar quadros, algo que nunca tinha feito. Gostei muito da escolha do pintor Iman Maleki e das suas obras, pois são muito bonitas e realistas.
    A ferramenta “voicethread” permitiu-me gravar a minha voz e pela primeira vez e colocá-la na Internet. Algo inesquecível para mim.

    Capa

    ResponderEliminar
  27. A última sessão foi fantástica pois tive a oportunidade de ver as obras de Iman Maleki. Os quadros do pintor são excelentes, pois mostram-me com perfeição a realidade. Adorei os seus quadros e gravar a minha voz no voicethread.

    RAVS

    ResponderEliminar
  28. Bom dia,

    Não podia deixar que o ano terminasse sem vos dar os parabéns a todos, alunos e professores, pelo empenho demonstrado e profissionalismo com que se envolveram neste Clube de Leitura.
    Este é um exemplo claro de como a leitura é um acto transversal e de tal modo poderoso, que nos pode abrir horizontes a vários níveis e ensinar a ver aquilo que não sabíamos ver.
    Até para o ano!

    ResponderEliminar