Quem somos

Este é um espaço de partilha de leituras em diferentes formatos e em diferentes suportes. Trata-se de um projeto da Escola Básica António Correia de Oliveira que tem como principal objetivo a promoção da leitura e o desenvolvimento de literacias digitais. Entre 2010 e 2013, assentou num trabalho colaborativo entre a BE e a disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação de 9.º ano. Após um interregno de 3 anos, a BE retoma a implementação do projeto com turmas do 7.º ano, em parceria com Oferta Complementar e Tecnologias da Informação e Comunicação.

terça-feira, 26 de abril de 2011

5.ª Sessão - Artes Plásticas/Pintura


Saudações, membros do nosso Clube de Leitura!

     
     Espera-vos uma magnífica viagem pelo mundo das artes plásticas e pela impressionante obra do pintor realista iraniano Iman Maleki. Trata-se de um ainda jovem pintor nascido em Teerão – Irão, em 1976,  que estudou pintura com um outro pintor iraniano, Morteza Katouzian, sendo este também a sua principal referência artística. Retrata nos seus quadros cenas da vida quotidiana com um realismo tal, que deixa perplexo quem os vê. 
     Nesta sessão de abertura na BE, terão de explorar a página oficial do pintor Iman Maleki e ficar a conhecer um pouco melhor a sua vida e a sua obra. Das pinturas que poderão encontrar na galeria da página oficial do pintor, escolhemos quatro, que têm como objecto comum o livro, e que gostaríamos que analisassem e, posteriormente, comentassem. Não esperamos uma análise técnica, mas uma descrição mais intuitiva e emocional, contudo, para concretizar este comentário, terão de respeitar os seguintes parâmetros:


1. selecção de uma das quatro obras sugeridas  (Sisters and book, Omens of Hafez, Studying e Dizziness)

2.  redacção do texto no programa informático Microsoft Word, respeitando os seguintes tópicos:
     a) título do quadro
     b) autor
     c) data
     d) técnica usada
     e) assunto retratado e sua descrição (a descrição deverá ser pessoal e dar a conhecer as impressões e emoções causadas pela pintura, recorrendo a adjectivação e a recursos expressivos)
3. após revisão, os textos deverão ser publicados no blogue de trabalho de grupo e acompanhados da imagem do quadro escolhido
4. registo áudio dos comentários criados na ferramenta Web 2.0 “Voicethread”, cuja plataforma de conversação de grupo será disponibilizada no blogue colectivo

Nota: Para melhor se prepararem para as leituras a realizar, sugerimos algumas obras para consulta. Deverão explorá-las, seguindo as orientações fornecidas na sessão na BE, e retirar a informação que considerarem útil:
-  O Livro das Pinturas Famosas - editora Edicare
-  Arte para Crianças, uma introdução às pinturas e esculturas mais famosas do mundo -editora Civilização
-  Eu Quero Saber as Artes – Júnior - editora Infantil Universal
Descobrir a Arte Através do Mundo - editora Kalandraka


     Poderão também consultar alguns materiais fornecidos na seccção de Educação do Museu Nacional de Arte Antiga e que orientam a observação de algumas conhecidas obras deste museu:

- Tentações de Santo Antão, Jheronimus Bosch
- São Jerónimo, Albrecht Dürer


Deslumbrem-se e emocionem-se!

Boas leituras!

1 comentário:

  1. Fantástica, também, esta sessão! Mais uma sessão de leitura absolutamente bem conseguida! Concepção, escolha das obras sugeridas e da ferramenta Web 2.0, tudo irrepreensível!
    PARABÉNS! Uma verdadeira Ideia de Mérito!

    ResponderEliminar