Quem somos

Este é um espaço de partilha de leituras em diferentes formatos e em diferentes suportes. Trata-se de um projeto da Escola Básica António Correia de Oliveira que tem como principal objetivo a promoção da leitura e o desenvolvimento de literacias digitais. Entre 2010 e 2013, assentou num trabalho colaborativo entre a BE e a disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação de 9.º ano. Após um interregno de 3 anos, a BE retoma a implementação do projeto com turmas do 7.º ano, em parceria com Oferta Complementar e Tecnologias da Informação e Comunicação.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

3.ª Sessão - Livros

    

   Caros membros, está oficialmente aberta a 3.ª sessão do nosso clube, estamos de volta ao velhinho suporte de papel para mais uma sessão de leitura de livros. Aqui ficam as sugestões da boa literatura de que poderão desfrutar e que irão, com certeza,  partilhar com os vossos colegas.


     Nesta aula na Biblioteca Escolar propomos que explorem esta mensagem, acedendo às ligações que vos são oferecidas a propósito de cada obra apresentada. Nesta exploração poderão aceder a sinopses, a editoras, a críticas de imprensa e até a filmes que vos ajudarão a decidir pelo livro que mais vos seduzir.


Aqui estão as nossas sugestões:



     A obra A Solidão dos Números Primos, de Paolo Giordano, editada em Portugal pela  Bertrand Editora, recebeu excelentes críticas de imprensa em 2009. Segundo Bibliofilmes Festival, foi também adaptada ao cinema pelo italiano Saverio Costanzo, tendo sido o filme candidato ao Leão de Ouro, no Festival de Veneza 2010.











     Extraordinários autores de Língua Portuguesa, entre os quais Gonçalo M. Tavares e José Eduardo Agualusa juntaram-se para criar este fantástico livros de contos. Contos de Vampiros, da Porto Editora, será uma obra que não passará despercebida entre os jovens, tal como refere a revista Time Out - Lisboa.








    

     Para os amantes da ciência, a obra O Novo Mundo do Sr. Tompkins, de George Gamow e Russael Stannard, editada pela Gradiva, será um desafio interessante.










     Academia de Princesas, de Shannon Hale, "Um poético romance de aventuras sobre a amizade, o amor e o valor da coragem", editado pela Gradiva, tendo  recebido o prémio de Melhor Livro Juvenil, pela Newbery Honor. É também um livro recomendado pelo PNL, pela American Library e pela School Library Journal. O sítio oficial da autora deste livro é também muito interessante.





     A entrevista a Ondjaki, o jovem escritor angolano com um já grande número de obras publicadas, pode convencer para leitura obra Os da Minha Rua, que aqui propomos, assim como a exploração da página do autor. Trata-se de um livro de contos que retratam a infância do escritor, editado pela Caminho.









     Na capa do livro, sugerido pelo PNL, O Gato de Uppsala, da Sextante Editora, surge a citação: "Todos os acontecimentos aqui descritos se passaram há muitíssimos anos mas tudo podia ter acontecido nos dias de hoje pois Elvis e Agnetta continuam a existir embora com outros corpos, outros rostos, outras roupas, outros hábitos.". Será que basta para convencer, ou será importante explorar o blogue da própria autora Cristina Carvalho?








     As histórias dramáticas vividas por muitos judeus durante a Segunda Guerra Mundial atraem e perturbam, mas ninguém fica indiferente. Este livro,  da editora Kalandraka, recomendado pelo PNL e pela Casa da Leitura, foi escrito por Ruth Vander Zee e belissimamante ilustrado por Roberto Innocenti. Talvez seja interessante para alunos de Espanhol ouvir a narrativa em castelhano, que podes ver e ouvir aqui.




     Por último, a POESIA! Pó de Estrelas, de Jorge Sousa Braga, ilustrado por Cristina Valadas, foi editado pela Assírio & Alvim. Trata-se de poemas que agradam aos puros amantes da poesia, mas que também fascinam cientistas, especialmente astrónomos. São apresentados poemas deste livro em inúmeros blogues de ciência e até a revista Super Interessante referiu o livro num seu artigo.  




     Estas são as nossas sugestões, mas muitos outros livros esperam por vós na Biblioteca!

Nota: em breve receberão as orientações necessárias ao desenvolvimento da sessão, para já sugerimos que publiquem, no vosso blogue de trabalho, a imagem do livro escolhido e um pequeno texto que justifique a vossa escolha, com base nos aspectos explorados no blogue do Clube de Leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário