“We
exist to inspire understanding of the world through quality photojournalism.”
Caros membros do Clube de Leitura Ler o Mundo
Porque um dos principais objetivos desta plataforma de partilha de leituras é levar os seus membros a "ler o Mundo", aqui vos deixamos mais uma sessão que vos permitirá conhecer algumas das fotografias premiadas pela World Press Photo.
Esta iniciativa, que é hoje uma fundação, existe desde 1955, com sede em Amsterdão, na Holanda, e pretende dar a conhecer o que de melhor se faz em termos de fotojornalismo. Muitos dos concorrentes arriscaram as suas vidas para partilharem com o Mundo momentos, bons e maus, mas que marcaram a História, com fotografias que se tornaram verdadeiros ícones.
Vejam o pequeno filme que vos permitirá saber um pouco mais acerca da fundação World Press Photo:
Selecionámos para leitura algumas das mais belas fotografias premiadas entre 2011 e 2013, das várias categorias a concurso, de entre as quais deverão escolher aquela que mais vos marcar, impressionar ou com a qual mais se identificarem. Para saberem mais sobre cada uma das fotografias, sobre o contexto em que foram tiradas e sobre os seus autores, basta que cliquem sobre o título de cada uma e poderão aceder a todas estas informações:
Todos os leitores membros deste clube deverão selecionar uma fotografia e proceder à sua leitura individualmente. Os comentários escritos produzidos serão publicados nos blogues de trabalho, acompanhados da respetiva imagem, e, posteriormente, gravados na ferramenta Voicethread, que irão conhecer mais adiante.
Aqui ficam as
orientações para o desenvolvimento da sessão:
1. Seleção da fotografia a ler
2. Redação individual do comentário e sua publicação no blogue
de trabalho, acompanhado da respetiva fotografia. O comentário deverá integrar:
- autor e
sua nacionalidade
- título da fotografia, categoria premiada que integrou e
hiperligação da informação sobre a mesma
-
descrição da imagem: cores dominantes, personagens e objetos retratados, aspeto
político, social, artístico ou desportivo abordado
- apreciação pessoal/interpretação
(não se espera
uma análise técnica, mas uma descrição intuitiva e emocional, que revele
as impressões que a imagem deixa em quem a vê, com a aplicação de recursos que já conhecem, desde adjetivos a recursos expressivos como a comparação ou a metáfora)
3. Gravação em voz, na ferramenta Voicethread publicada
no blogue coletivo, dos comentários produzidos (cada membro deverá aceder à plataforma disponibilizada (sign in), através dos dados da conta de grupo, selecionar a sua identidade e proceder à gravação no slide relativo à fotografia escolhida)
4. Comentário aos trabalhos dos colegas no blogue coletivo
Documentos de apoio:
- artigo «Vamos "ler" fotografias», da rúbrica Com olhos de ver, da revista Noesis, de julho de 2007, da autoria de Eduardo Cintra Torres e Teresa Fonseca - aqui.
- ficha informativa - manual escolar Entre palavras 8, de António Vilas-Boas e Manuel Vieira - aqui.