Quem somos

Este é um espaço de partilha de leituras em diferentes formatos e em diferentes suportes. Trata-se de um projeto da Escola Básica António Correia de Oliveira que tem como principal objetivo a promoção da leitura e o desenvolvimento de literacias digitais. Entre 2010 e 2013, assentou num trabalho colaborativo entre a BE e a disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação de 9.º ano. Após um interregno de 3 anos, a BE retoma a implementação do projeto com turmas do 7.º ano, em parceria com Oferta Complementar e Tecnologias da Informação e Comunicação.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

O Sítio das Coisas Selvagens, de Dave Eggers

     O Sítio das Coisas Selvagens de Dave Eggers foi a obra que escolhi como a primeira a ler no Clube de Leitura recentemente formado pela minha turma. A razão pela qual escolhi esta obra foi porque foi adaptado a filme e ouvi falar muito bem dele. Ao principio é sempre dificil começar a leitura, mas uma vez que nos envolvemos na história parece que o tempo passa demasiado depressa. O livro conta a história de um rapaz chamado Max que vive num rua calma perto de um bosque. Max é um rapaz muito activo, gosta de correr atrás do cão, de pregar partidas à irmã e aos seus amigos. Podemos tambem dizer que Max é tambem um criança afectada pelo facto do seus pais se terem separado e é tambem por isso que gosta muito da sua mãe, com quem vive, e quase nunca se separa do fato de lobo que a sua mãe lhe comprou.
     Um dia, Max estava à espera dos amigos da sua irmã para fazer um bombardeamento de bolas de neve, coisa que fazia com frequência. Depois de os amigos da sua irmã o terem descoberto, correu para o seu forte de neve, mas, quando estava lá dentro, um dos seus perseguidores saltou-lhe para cima e, como é óbvio, aleijou-o. Correu para dentro de casa, dirigiu-se para o quarto da irmã e começou a partir tudo o que via. Nessa noite, disse à sua mãe o que tinha feito, ela perdou-o e ajudou-o a arrumar tudo, para que a sua irmã não descobrisse. Depois a sua mãe pediu-lhe para que se arranja-se pois o seu namorado viria jantar a sua casa. Como esperado, Max vestiu o seu melhor fato, o disfarce de lobo, que para ele era o mais formal que tinha no armário. A sua mãe chamou-o para jantar, ele desceu de gatas, subiu para a mesa e disse:
"-Alimenta-me mulher!".
     A mãe, claro que o repreendeu, ele repetiu e começou uma discussão que só acabou quando Max a mordeu no ombro. Ela  chamou-o de animal, ele ficou furioso e fugiu para o bosque, onde encontrou um barco no qual navegou até ao sítio das coisas selvagens...e para saber o resto tens de ler a obra.



Paz, Estevez 

1 comentário:

  1. Estevez

    "O Sítio das Coisas Selvagens" já faz parte da lista de livros a ler num futuro próximo. Mérito da apresentação que fazes do mesmo.
    Por estes lados, conhecemos "Onde Vivem os Monstros", de Maurice Sendak (texto e ilustração), publicado pela primeira vez em 1963. Trata-se de um clássico de literatura infanto-juvenil, vencedor de vários prémios literários, aclamado pela crítica, traduzido em mais de 20 línguas, com mais de 18 milhões vendidos só nos Estados Unidos, e, diz-se, um dos favoritos do presidente Barack Obama.
    Dave Eggers adapta esta obra que, por sua vez, também foi adaptada, para o cinema, por Spike Jonze. Este é o responsável por trazer para o ecrã, afirma a crítica, um dos mais adoráveis livros de todos os tempos, "O Sítio das Coisas Selvagens".
    Alice

    ResponderEliminar