Quem somos

Este é um espaço de partilha de leituras em diferentes formatos e em diferentes suportes. Trata-se de um projeto da Escola Básica António Correia de Oliveira que tem como principal objetivo a promoção da leitura e o desenvolvimento de literacias digitais. Entre 2010 e 2013, assentou num trabalho colaborativo entre a BE e a disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação de 9.º ano. Após um interregno de 3 anos, a BE retoma a implementação do projeto com turmas do 7.º ano, em parceria com Oferta Complementar e Tecnologias da Informação e Comunicação.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

4.ª Sessão - Fotografias - Comentários


Aqui fica a plataforma de partilha de leituras:




41 comentários:

  1. concordo contigo ve-se mesmo que o Cabo Ben Vandandaigue tem um gosto pela bateria.
    gostei muito do teu comentario sobre a fotografia


    joao pedro neiva pereira 9b n:16

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João Pedro, gostei do teu comentário, acho que tens razão em relação ao Cabo Ben Vandandaigue. Gostei muito da forma como a fotografia foi tirada!

      Eliminar
    2. João Pedro concordo com o teu comentário pois o Cabo Ben Vandandaigue tam um gosto muito grande pela bateria e gosta muito de a utilizar!

      Eliminar
  2. Parabéns pelo excelente trabalho! Aprecio a forma como aprendem a ler o mundo, ficando despertos para uma variedade enorme de textos e de vivências.

    ResponderEliminar
  3. Tiago, gosto muito do teu comentário e concordo plenamente contigo porque também sou atleta e sei que é muito difícil de alcançar os resultados que muitas vezes se pretendem porque é alta competição e há muita qualidade de desporto.

    Bruno Fernandes 9.ºB

    ResponderEliminar
  4. Diogo Fraguinha concordo com tudo o que dizes, está uma descrição muito bem feita e explicita.


    Maria Francisca 9ºB

    ResponderEliminar
  5. Guilherme, tal como a ti, esta foto também me comove de certa forma. Excelente trabalho!

    Maria Francisca 9ºB

    ResponderEliminar
  6. Diogo, gostei muito do teu trabalho, exprimes muito bem o que queres dizer



    Guilherme Abreu 9ºB

    ResponderEliminar
  7. Inês Torres, gostei muito do teu trabalho ( At the dinning hall ) pois infelizmente represente a realidade dos nossos dias, o teu comentário está muito bem elaborado, foste à raiz do assunto !

    Marta Viana, 9ºB Nº21

    ResponderEliminar
  8. Maria Carolina, gostei muito da escolha que fizeste e também do comentário.
    Transmitiste emoção e era isso que era pedido.

    Andreia Rosário 9.ºB

    ResponderEliminar
  9. Maria Carolina, Gostei muito da forma como tu soubeste identificar dois mundos muito distintos dando o exemplo dos campos de futebol em grandes cidades contrastando com a este campo de futebol retratado na imagem, muito bem.
    Henrique Medina Loureiro nº14 9ºB

    ResponderEliminar
  10. Marta Viana, Gostei muito do teu comentário da foto " The golden touch " está muito bem elabordo, de facto a vida de desportista não é nada fácil temos de lutar muito para concretizar os nossos objetivos!

    Inês Torres, 9ºB nº 15

    ResponderEliminar
  11. Rafaela, concordo com o teu comentário pois como no meu comentário tu dizes que este é um dos problemas mais atuais de hoje em dia, por terem dificildades financeiras e por estarem no desemprego o que leva a este problema ( falta de alimentação). Gostei muito do teu comentário.

    Beatriz Miranda 9ºB

    ResponderEliminar
  12. Marta Viana, gosto muito da forma como tu te expressas e o conteúdo do teu comentário.Também sei o que é a felicidade de uma pessoa ao vencer uma prova ou um concurso, Parabéns.
    Henrique Medina Loureiro nº14 9ºB

    ResponderEliminar
  13. Francisca Cardoso, gostei do teu. As palavras que utilizaste pareceram-me as mais apropriadas apenas podias ter falado mais alto para que transmitisses mais emoção, contudo concordo plenamente contigo tendo também escolhido essa foto para comentar.

    Andreia Rosário 9.ºB

    ResponderEliminar
  14. Filipa,
    gostei muito do teu comentário, acho que conseguiste transmitir o valor que a fotografia tem.
    Concordo plenamente contigo pois acho que um simples bem material como o livro faz a diferença para as pessoas mais carenciadas.

    Daniela Ribeiro 9ºB Nº9

    ResponderEliminar
  15. Beatriz Miranda,
    O teu comentário contagiou-me, soubeste explicar muito bem que os não devemos desperdiçar comida pois como este sem abrigo existe muitos mais que precisam de alimento e não tem, parabéns!

    ResponderEliminar
  16. Beatriz Miranda,
    O teu comentário contagiou-me, soubeste explicar muito bem que os não devemos desperdiçar comida pois como este sem abrigo existe muitos mais que precisam de alimento e não tem, parabéns!

    Daniela Ribeiro 9ºB Nº9

    ResponderEliminar
  17. Beatriz Miranda, concordo contigo pois tal como eu esta e das fotografias que mais me comovem, achei que a tua estrutura foi muito bem conseguida conseguindo nos transmitir tudo o que desejavas.

    Rafaela Fernandes nº22 9ºB

    ResponderEliminar
  18. Henrique Loureiro, gostei muito do comentário à fotografia "At the Dandora Dump, de Micah Albert "está com muita expressividade e recorreste a vários recursos expressivos como a comparação que utilizas. Estás de parabéns!

    Marta Viana N.º21 9.ºB

    ResponderEliminar
  19. Daniela, tens um comentário muito interessante que relata muito bem as vidas de muitas dessas crianças que nada ou quase nada têm e vivem numa luta diária para sobreviver e estes pequenos momentos são marcados por alegria e liberdade.

    Filipa Fonte 9.ºB

    ResponderEliminar
  20. Daniela, o teu comentário retrata bem o que representa esta fotografia, concordo plenamente contigo, todas as crianças são iguais mereciam ser tratadas de igualmente modo,têm sentimentos e nenhuma dever ser rejeitada por ser de raça ou de religião diferente...
    Parabéns gostei muito do teu comentário!

    Maria Ferreira 9ºB N.º18

    ResponderEliminar
  21. Maria Ferreira, gostei muito do teu comentário tal como a fotografia que escolheste "Football in Guine Bissau", é uma imagem espetacular e tu elaboraste um excelente comentário,gostei muito!

    Inês Torres, 9ºB nº 15

    ResponderEliminar
  22. Tiago, gostei muito do comentário. Consegues transmitir o amor pelo desporto e o orgulho que é ser recompensado por algo que fazemos, na minha opinião era mesmo essa a intenção do fotografo.

    Filipa Fonte 9.ºB

    ResponderEliminar
  23. The Golden Touch, de Marta Gaião,Nº21 do 9ºB.
    Acho que o teu texto está muito bem feito, com clareza e com alma. Tens muita expressividade na tua leitura! Adorei a parte em que tu citas que a vida da atleta era feita de altos e baixos e comparas a cor branca e preta.
    Gosto muito da maneira como tu te abres à leitura!
    Adorei a imagem, que foi também a escolhida por mim. Continua com o bom trabalho.
    Artur Ribeiro, Nº4 do 9ºA

    ResponderEliminar
  24. Concordo e identifico-me plenamente com as tuas manifestações de opinião em relação à fotografia “afghanistan”, Ana Rita. Aprecio a forma como expressaste os sentimentos que te foram sugeridos pela visualização da fotografia, tal como o modo como os revelas. Acredito que possuis uma elevada capacidade linguística e sugiro que te continues a dedicar dessa maneira à leitura.

    Luís Gomes 9ºA

    ResponderEliminar
  25. Apreciei bastante as tuas opiniões em relação à fotografia”At the Dandora Dump”, Andreia. Consegues dar ideia da tua dedicação à análise da fotografia e ao modo com esta te tocou profundamente. Muitos parabéns.

    Luis Gomes 9ºA

    ResponderEliminar
  26. Artur Ribeiro, o seu comentário emocionou-me bastante, a maneira como expressaste o sentimento glorioso que alguém sente quando ganha algo, foi esplêndido e sentido.

    Rogério Torres nº 16 9ºA

    ResponderEliminar
  27. Caros alunos,

    Não podemos deixar de vos dizer o quão orgulhosas estamos do vosso percurso. O trabalho que a Biblioteca Escolar da E. B. 2, 3 António Correia de Oliveira tem desenvolvido, em colaboração com a disciplina de TIC, revela-se válido e pertinente nas leituras que os alunos realizam, na forma criativa como utilizam as tecnologias e na dedicação a cada sessão do nosso Clube de Leitura. Tenho a certeza de que terminam este ciclo de ensino mais ricos, mais leitores e melhores leitores. Cada partilha de leitura constitui a prova de que as ferramentas da Web 2.0 e as novas tecnologias podem e devem ser integradas na sala de aula.

    Obrigada, professora Joana Sousa, por provar, também, que o trabalho colaborativo entre a Biblioteca Escolar e os docentes é possível e necessário.

    Até sempre!

    As professoras bibliotecárias
    Alice Azevedo e Alice Fangueirinho Pimenta

    ResponderEliminar
  28. Marta, gostei muito da maneira como interpretaste a tua foto. Acho a maneira como interpretaste as cores muito boa,e também concordo com os sentimentos que disseste que estavam presentes na foto.
    Ana Margarida nº3 9ºb

    ResponderEliminar
  29. Bruno, adorei a forma como tu interpretaste a fotografia. Está um texto perfeito sobre uma fotografia maravilhosa.
    Tiago Cruz 9ºB nº24

    ResponderEliminar
  30. Comentário ao trabalho da Ana Gonçalves, do 9.º A, sobre a fotografia intitulada "At a Tent Theater Near You", de Amit Madheshiya.
    Ana
    Acho o teu trabalho bem elaborado, pois percebe-se bem o que queres transmitir. O modo como interpretaste a fotografia e como tu descreveste os tons da fotografia foi muito interessante.

    Cristiana Penetra, 9.º A

    ResponderEliminar
  31. Luísa Abelheira,

    ouvi o teu comentário à fotografia "At the Dandora Dump", de Micah Albert, e confesso que me maravilhei tanto a ouvi-lo como a ver a fotografia! Gostei da descrição que apresentas, mas, e especialmente, da emoção que passas a quem te ouve. Um comentário realmente feito de emoções, num texto cheio de poesia, mesmo aquilo que se pretendia nesta sessão.

    É um grande orgulho e uma grande alegria ver alunos da vossa idade entregarem-se a temas sociais tão fortes e a descobrir nos mesmos a beleza que também lhes é própria.

    Um abraço

    Alice Azevedo

    ResponderEliminar
  32. Luísa Abelheira, adorei o teu comentário, fizeste-me pensar que nem todos vivem uma vida com luxos e cheia de alegria e que existem pessoas que lutam todos os dias para sobreviver com o pouco que têm, mas que, mesmo assim, têm um sorriso para mostrar. Eu comentei este quadro, tal como tu, e encontro nele aspetos que tu também viste.

    Francisca Cardoso, 9.ºB

    ResponderEliminar
  33. Artur, concordo contigo, é emocionante toda a felicidade e orgulho da atleta, e beijar a sua medalha foi realmente um grande ato para mostrar que nada foi em vão.

    Andreia Silva, 9ºA

    ResponderEliminar
  34. Susana, gostei muito do teu trabalho, porque concordo com o que tu dizes relativamente à fotografia ("At the dinning hall") . Em poucas palavras, dizes muito, focaste exactamente o mais importante. Bom trabalho!
    Elisa, 9.ºA

    ResponderEliminar
  35. Tiago, gostei do teu trabalho, principalmente da maneira como abordaste o assunto. Sendo tu também atleta, podes perceber como a mulher se sente quando tem a medalha junto a ela, depois de tanto esforço ela conseguiu o seu objetivo.
    Elisa, 9.ºA

    ResponderEliminar
  36. "At the Dandora Dump"

    Gostei muito de teu trabalho Luísa, acho que a fotografia que escolheste foi uma excelente escolha, porque retrata verdadeiramente a vida daquela mulher que, independentemente, de trabalhar no lixo, não deixa de sorrir e aproveita o seu "tempo livre" para ler.
    Para além disto, o teu texto também está muito bem escrito e bastante apelativo. Parabéns!

    Ana Gonçalves, nº1
    9º A

    ResponderEliminar
  37. Eu optei pela fotografia Golden Touch, de Sergei Ilnitsky, apresentada pelo meu colega Artur Ribeiro, do 9.ºA.
    Parabéns, Artur, pelo teu excelente trabalho. Gostei principalmente da forma como tu falaste da atleta e como tu referiste que adoras ganhar.
    O que mais me fascinou no teu trabalho foi descobrir o amor que alguns atletas têm pelo desporto.
    Susana Dias, 9.º A

    ResponderEliminar
  38. Rita, gostei do teu trabalho relativo à fotografia AFGHANISTAN, de David Goldman, pois chamou-me a atenção a forma como o soldado se refugia na música, para esquecer a sua dura e cruel vida de militar, como tu o referes.
    Parabéns pelo teu belo trabalho!

    Susana Dias, 9.º A

    ResponderEliminar